“Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio;por que destruir-se a si mesmo? Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo;por que morrer antes do tempo? É bom reter uma coisa e não abrir mão da outra,
pois quem teme a Deus evitará ambos os extremos.” Eclesiastes 7:16-18
PERFECCIONISMO
Um monstro disfarçado em roupas bonitas. As suas vítimas têm uma aparência impecável. Suas casas são limpíssimas. Suas notas, louváveis. Seu cabelo está sempre no lugar, onde quer que estejam.
Se você é uma mulher, eu garanto que você já invejou uma perfeccionista em algum momento de sua vida.
Mas assim como tantas coisas na vida, quando se trata de aparências, há muito mais por baixo da faichada do que imaginamos.
Eu sei bem disso. Uma perfeccionista em recuperação que sou, por muitos anos eu lutei contra pensamentos de inadequação e insegurança. Eu lutava pra só tirar nota 10 na escola e sonhava em ter cabelo liso. Perfeccionistas foram geralmente criados por pais perfeccionistas e, assim sendo, sua tendência a se esforçar para ser o crème de la crème em tudo que fazem é, geralmente, um apelo por afeto e aceitação. Infelizmente, a não ser que eles reconheçam a situação, eles trasferem o legado para a próxima geração, sem querer empurrando seus próprios filhos para a mesma armadilha.
Vivemos na era da beleza retocada, anoréxica. Meu creme anti rugas é anunciado por uma linda modelo de 20 anos de idade, que não vai ver uma ruga em seu rosto para os próximos, bem, 20 anos! Atrizes cinquentenárias milionárias nos vendem a mentira de que podemos vencer, num piscar de olhos, a batalha naturalmente perdida contra a flacidez, enrugamento e mudanças hormonais.
Sem dúvida, o perfeccionismo físico pragueja nossa sociedade, infiltrando em nossas famílias e distraindo até muitas das nossas lindas meninas, que estão se escondendo em banheiros, afundando na desesperança da anorexia e bulimia.
Daí existe o perfeccionismo com relação à performance. Muitos de nós acreditamos que devemos ser perfeitos em tudo que fazemos. Nossas casas devem ser perfeitamente limpas. A decoração da casa deve ser atualizada com a mesma frequência da mudanca de estações.
Podemos nos encontrar comparando nosso casamento com o de algumas de nossas amigas, que podem parecer ter mais “faíscas” voando, ou aquelas as quais o marido parece ser mais romântico do que o nosso. E assim, sem perceber, enchemos o ouvido do nosso marido de críticas, na tentativa de transformar o homem pelo qual nos apaixonamos em alguém que ele nunca será.
E não vamos nos esquecer da performance escolar e esportiva de nossos filhos! A pressão para estarem em programas acelerados e quadros de honra roubam muitos momentos de esconde-esconde das crianças hoje em dia. Nossos campos de baseball, softball e football estão cheios de meninos e meninas jovens que estão perdendo seus verões por mais um campeonato. Perdendo o culto na igreja por mais um troféu. Nós os pressionamos. Eles se pressionam. E todos nós perdemos com isso.
Nós lutamos para sermos perfeitos, para deixar nossas crianças, esposos e casas perfeitas.
E assim, a família toda se torna infeliz, cansada e quebrada.
Não é uma armadilha fácil de se escapar. Mas se quisermos ter uma vida abundante, escapar deveremos!
Podemos começar nos lembrando desta verdade: de que Deus não se impressiona com nossa aparência ou performance. Ele quer nossos corações.
“Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma (…)” Deuteronômio 10:12
Corações que entendem que nossa perfeição só é encontrada Nele.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:8-10
Corações que fazem nossa a lista de prioridades d’Ele:
“Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito; a promessa do Senhor é provada; ele é um escudo para todos os que nele confiam.” Salmo 18:30
Corações determinados a procurar menos perfeição e mais o aperfeiçoamento em amor e devoção a Ele.
“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.” Salmos 51:10
De fato, hoje eu entendo que o perfeccionismo é a maneira que o mundo e Satanás usam para me fazerem confiar menos e menos em Deus.
E mais e mais em mim, imperfeita que sou!
Ao invés de atingir a perfeição, o resultado sempre cairá fora de nosso objetivo: nos tornamos estressados, com necessidade de aprovação, auto indulgentes, impacientes.
Simplesmente difícil de lidar.
Através da Lente da Graça de Deus.
Nossos bons trabalhos e grandes performances devem ser vistas através da lente da graça de Deus. Pela graça somos esbanjados diariamente com oportunidades, dons e talentos que nos permitem fazer o nosso melhor e ser o nosso melhor.
Assim como Dallas Willard disse “Graça é Deus agindo em nossas vidas para fazer o que não podemos fazer por nós mesmos”.
De fato, Deus nunca pretendeu que atingissemos a perfeição sem Ele. O ponto do evangelho é que somos incapazes de sermos perfeitos. Todos nós caímos; todos nós “erramos o alvo”(Romanos 3:23). Pecadores precisam de um Salvador, e é por isso que Jesus veio. Quando acreditamos Nele, Ele perdoa nossas deficiências, imperfeições e iniquidades.
Só então nós podemos parar de ambicionar a perfeição irracional, inatingível e mundana… e descansar n’Aquele que é verdadeiramente Perfeito (Mateus 11:28).
Versículos para meditação:
“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1:6
“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” João 15:5
“Este é o Deus cujo caminho é perfeito;a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam.” Salmos 18:30
Paty, parabéns! Seu texto é muito bom! Adorei ler e vou ler sempre! Tenho muito orgulho de você!!! Com coragem e Deus em seu coração, buscou sua felicidade e hoje tem essa família linda! Beijos, saudades! Esttela.
Obrigada, Teté! 🙂 Saudades também. Voces vem nos visitar esse ano? Abraço!!!