FearPassagem: Josué 1:1-9

Versículo Chave: “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares”.   

Eu estava deitada em uma maca no pronto-socorro, com um médico e duas enfermeiras a minha volta. A mão do médico descansou no meu braço: “Você não está morrendo, Patricia. Não há nada de errado com você. Checamos tudo.”  E, no entanto, não importa quantas vezes ele repetiu aquela verdade médica, meu cérebro me dizia algo diferente: Eu estava morrendo. Eu simplesmente sabia que estava morrendo.

Um ataque de pânico. Outro.

Meu inferno pessoal na terra.

Medo é ruído que nos impede de ouvir a voz de Deus.

Eu nunca experimentei isso de uma maneira tão verdadeira e forte como no ano em que eu me tornei cristã.

Aconteceu há 20 anos atrás, mas posso lembrar vividamente como o medo paralisou meu raciocínio e a minha vida. O estresse extremo me levou ao limite. E o diabo tomou vantagem da situação e fez uma festa.

Ele sussurrou derrota e morte em meus ouvidos … e eu acreditei.

Medo é real. É real tanto para os crentes mais fortes quanto para os mais novos na fé. A diferença é que, à medida que crescemos no conhecimento de Deus, à medida que  experimentamos a Sua soberania e poder, tornamo-nos mais preparados para superar todos os medos.

Foi nesse estágio da sua caminhada de fé que Josué se encontrava quando Deus lhe chamou para tomar posse da Terra Prometida. Com medo… porém equipado para a tarefa.

Ele estava com Moisés quando Deus deu poder ao líder de Israel para realizar o impossível. Ele viu o Senhor cuidar de Seu povo repetidamente. Agora, os gigantes o esperavam do outro lado do Jordão. Eles eram maiores, mais poderosos do que Israel.

No entanto, Deus disse: “Não tenha medo. Vá derrotá-los. ”

Tudo de que ele precisava era a coragem para obedecer.

Dando continuidade ao post Quando Você Tem Medo – Parte 1, eu gostaria de destacar mais duas verdades importantes que devemos lembrar para aprender a superar o medo:

Verdade # 3 – Fazer a obra de Deus requer coragem:

“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:9).   

Não é fácil contar os “Não Temas” da Bíblia. Estas não são apenas palavras de conforto, mas são muitas vezes uma chamada para batalha e vitória. Ser um seguidor de Jesus requer força de caráter e coragem para ficar sozinho em muitas circunstâncias. No capítulo 11 do livro de Hebreus, quando o autor refere-se à fé dos Santos de Deus, ele atribui sua grandeza à sua coragem.

Cada gigante da fé alí mencionado teve de derrotar os gigantes do medo e sentimentos de inadequação … Eles tiveram que ter coragem para dar um grande salto de fé … antes de receber a vitória… ou a cura.

Na verdade, temos duas opções: encolher de medo e viver uma vida medíocre … Ou escolher dizer sim a Deus para conquistar o impossível, tornando-nos assim testemunhas do Seu poder quando Ele opera maravilhas no sobrenatural.

Verdade # 4 É preciso que nos entreguemos para que conquistemos

(…) Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares”. (v. 7)

O mundo pensa que somos loucos quando declaramos que o sucesso é seguido de submissão e obediência. Do ponto de vista da sociedade, a obediência é um sinal de fraqueza. Os fortes controlam e os fracos são controlados – essa é a ordem do mundo.

Para Josué, por outro lado, o sucesso apenas viria à medida que ele fosse controlado por Deus.

Deus disse a Josué que, para ele ter sucesso, ele deveria obedecer às instruções de Deus e Sua lei. Não apenas parcialmente, adicionando uma toque pessoal aqui e ali, mas a lei inteira.

Deus estava realmente dando a Josué tais instruções, pois Ele sabia que haveria momentos em que Josué não iria ver exatamente onde Deus o estava levando, e, portanto, Sua Lei o guiaria.

Assim acontece em nossas vidas, quando muitas vezes não podemos ver onde os caminhos de Deus estão nos levando.

São nesses momentos que devemos ler a Sua Palavra, obedecê-la completamente, e confiar que “Aquele que começou a boa obra em nós será fiel para completá-la” Filipenses 1: 6.

A razão pela qual Josué foi vitorioso foi porque ele acreditou e obedeceu. Não por causa de seu talento, armas ou a sua capacidade de ganhar as batalhas … mas porque ele obedeceu.

Vencer o medo requer coragem. Coragem requer obediência. Obediência requer entrega.

Essa é a ordem do Paraíso.

O medo é de fato o pai de todas as derrotas …

O medo do conflito, o medo da vergonha, o medo da rejeição, o medo de que Deus vai nos deixar sozinhos, com nossas orações não respondidas.

O medo exagera os problemas, odeia os obstáculos a nossa frente, e adia nossa obediência. O medo é paralisante e o medo não vem de Deus!

Seja qual for o gigante que você está enfrentando hoje, lembre-se do encorajamento do Senhor, encorajamento este repetido inúmeras vezes em Sua Palavra:

Não tenha medo, pois eu estou com você. Não desanime, porque eu sou teu Deus. Eu  fortalecerei e ajudarei você. Eu vou segurá-lo com a minha mão direita vitoriosa. (Isaías 41:10)

Seja forte e corajoso, meu amigo! O mesmo Deus, que estava com Moisés e Josué, vai para a batalha com você.

Siga em frente …

Obedeça…

Seja confiante…

E à medida que você move em direção ao território dos gigantes…lembre-se:

Se Deus é por você, (com você, em você) … quem (ou o que no mundo) pode ser contra você ? Romanos 8:31

 

Subscribe To Our Newsletter!

Subscribe To Our Newsletter!

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!