Versículo chave:
“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” v. 9
“Coragem não é simplesmente uma das virtudes, mas sim a forma de todas as virtudes quando testadas.” C. S. Lewis
Ousadia e coragem dependem de diferentes circunstâncias e personalidades. Algumas pessoas nascem com um espírito desafiador e elas adoram um desafio físico e situações difíceis. Há também os instintos de homens e mulheres, que, ao sinal de perigo, desenvolvem uma ousadia e força física sobrenaturais. Eu me lembro de uma história que ouvi alguns anos atrás, a respeito de uma senhora na Florida que aparentement teve a capacidade de abrir a boca de um crocodilo de 350 kilos para soltar a perna de seu filho.
Realmente, atos aleatórios de bravura podem ser atribuídos a uma emergência, ao amor, e até à crença de uma pessoa em uma determinada causa.
Há bravura, no entanto, que é baseada somente na fé. Não na possibilidade de sucesso, ou nas chances de um final feliz. Este tipo de bravura é baseada exclusivamente na crença no caráter e força de Deus.
Esta é a bravura que Deus comandou de Josué. Moisés estava morto. O homem que libertou Israel do Egito e através do deserto, aquele que Deus usou para entregar suas leis e estatutos ao seu povo, o mesmo homem que ergueu suas mãos enquanto o Mar Vermelho se abria… o grande Moisés foi chamado para a eternidade. Que incrivelmente triste Israel deve ter ficado! Certamente havia tristeza… e dúvidas.
Em meio a este momento de provação e perda, Deus falou com Josué, comandando-o a liderar o movimento que finalmente levaria Seu povo para a Terra Prometida.
“Moisés, meu servo, está morto; agora, pois, levante-se, atravesse a Jordânia, você e todo este povo, para a terra que eu estou dando a eles, aos filhos de Israel.” (v.2 – NASB)
A mensagem de Deus era simples: “Meu trabalho não depende de um homem específico, mesmo o maior de todos. Moisés morreu, mas meu trabalho deve continuar. Moisés se foi, mas o Poder que fez dele um grande homem ainda está vivo e disponível pra você.”
Tarefa Assutadora
Josué sabia que ele teria que liderar o povo de Deus à uma batalha contra um inimigo mais forte e melhor preparado. Você sabe que ele estava assustado! Na verdade, podemos ter um vislumbre do espírito de Josué a respeito da tarefa que lhe foi dada pelo fato de que Deus o comandou a ser forte e corajoso por 4 vezes apenas no promeiro capítulo de Josué.
Josué teve medo.
E eu também tenho.
Todas as vezes que me confronto com gigantes que são maiores e mais fortes do que eu, ou grandes desafios que evocam minha derrota, meu coração hesita.
Ter medo é ser humano.
Mas se desejamos chegar em nossa Terra Prometida, necessitamos coragem. Não podemos nos encolher à visão de um caminho bloqueado… ou à frente de um inimigo poderoso.
À medida que lemos o primeiro capítulo de Josué, vemos Deus nos desafiando a acreditar Nele, pois Ele nos promete vitória. Nesta passagem, o Senhor da batalha nos ensina o que devemos fazer quando somos desafiados a fazer algo maior do que acreditamos poder fazer; ou quando encaramos os gigantes da oposição e provações:
#1 Olhe para o passado para lembrar… e assim confie em Deus no desafio que vem pela frente:
“Assim como Eu estava com Moisés, estarei com você”
Você consegue olhar para trás em sua vida e ver quantas vezes Deus lhe trouxe vitória sobre todas dificuldades?
O doente que é curado, o filho pródigo que volta à casa, o relacionamento quebrado que é restaurando.
Josué esteve com Moisés no deserto, e foi testemunha de quando Deus retirou Israel das mãos do Faraó e proveu maná para seu povo…
Ele viu a glória de Deus no rosto de Moisés quando ele desceu o Monte Sinai com os tábuas dos mandamentos.
Ele experienciou Deus…
Assim sendo, ele encontrou forças na sua experiência e assim acreditou que Deus estaria à frente dele na batalha.
Realmente, cada vez que Deus nos chama para fazer algo maior do que nós mesmos, a confiança é o primeiro passo da obediência. A razão pela qual Josué receu a vitória, foi porque ele lembrou, acreditou e obedeceu.
Ele não foi vitorioso por conta de seus talentos, ou suas habilidades no campo de batalha, mas porque ele sabia, que assim como quando ele estava no deserto, Deus ganharia a batalha por ele.
#2 Deus está com você:
“Eu não te deixarei, nem te desampararei”.
Não apenas Deus prometeu vitória, Ele prometeu que estaria com Josué na batalha.
E assim é conosco quando encaramos os maiores desafios da vida: Ele não falhará quando estivermos fracos, nem nos desamparará quando nos sentirmos inadequados. Ele nos dá a tarefa, e promete nos dá a força necessária para completá-la.
Nossa aceitação de uma carga dada por Deus abre Seu coração e ele nos inunda com graça, assim nos capacitando a completar os planos Dele para nossas vidas.
Se Ele te diz para prosseguir, não há dúvida – Ele já está indo adiante de você, abrindo as portas e preparando os campos de batalha.
Tudo que você precisa é coragem para dar o primeiro passo… e depois o próximo.
Depois disso, veja Deus operar!
Verses para Meditação:
“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” 2 Timóteo 1:7
” Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: “Não tenha medo; tão-somente creia”.” Marcos 5:36
” Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado..” Salmo 16:8
Subscribe To Our Newsletter!
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.
You have Successfully Subscribed!
Thank you for subscribing!