Este post é a tradução de uma de minhas colunas para o Jornal Atlanta Journal Constitution (Atlanta, GA – USA) – publicado em 06.26.15.

boat-913573_1280

Esperando Mudança Sem Querer Mudar é Insanidade

“Sabe quando você está velejando e você perde o vento? O que você faz? Você tenta uma tática diferente. Você precisa tentar uma tática diferente com seu filho.”

Pressionei o botão de pausa no episódio de meu programa de TV favorito e peguei um bloco de notas. A poderosa ilustração era muito boa para deixar escapar. Isso é verdade… e eu posso com certeza me identificar com o que o personagem estava dizendo.

Eu costumava velejar nas baías na costa sul do Brasil, e o que o personagem descreveu é exatamente o que frequentemente acontecia quando eu alcançava o mar aberto no meu pequeno barco Laser. Contanto que eu ficasse dentro da baía, era bastante fácil navegar pelas águas. Mas se eu decidisse me aventurar fora da baía em águas abertas, eu invariavelmente perderia o vento. Em dias calmos, sem vento, eu ficava parada por algum tempo, até quando decidia tentar uma nova tática. Uma vez isto feito, meu barco continuava a navegar em meu curso aventuroso rumo ao mar aberto.

Dizem que a definição de insanidade é fazer a mesma coisa vez após vez e esperar resultados diferentes. No programa de TV que eu estava assistindo, o pai não conseguia construir um bom relacionamento com seu filho adulto, não importa o quanto tentava. Ele continuava aconselhando o filho, dando apoio a ele, apenas para perceber que, o quanto mais ele tentava, mais o filho se distanciava de seu ansioso pai. A frustração por ter perdido o controle da situação fez com que este pai enfrentasse um turbilhão de emoções, pois ele teimosamente tentava conquistar o respeito de seu filho repetindo a mesma coisa errada… uma vez mais.

Nós não conseguimos agir diferente, não é? Queremos fazer o que é correto, mas nos pegamos repetindo os mesmos padrões errados que se encontram tão encravados em nossas almas. Nós queremos continuar comendo da mesma forma, e, ainda assim, perder peso. Nós queremos manter nos comportando da mesma forma com nosso cônjuge e ainda assim esperar que o romance floresça. Continuamos dando pouca atenção às nossas crianças, mas desejamos que elas se comportem melhor. Nós continuamos a velejar no mesmo mar sem vento, usando a mesma tática. Em nossa teimosia, ansiamos por obter mudança sem mudar. Insanidade.

O apóstolo Paulo abriu seu coração quando falou desta característica cruel da humanidade. Nós queremos fazer o bem, mas frequentemente não conseguimos. Por quê? Porque não podemos fazê-lo sozinhos. Nossa carne nasceu com a tendência obstinada de seguir seus próprios desejos, mesmo após obter o mesmo mau resultado, vez após vez. Nossa única esperança é se permitirmos que Deus nos mude primeiro. Somente Ele pode mudar nossos corações endurecidos. Nada e ninguém mais consegue.Print

É tão verdade. Sempre que eu  tento controlar a minha própria vida, parece que eu só reforço a definição de insanidade. Mas toda vez que eu desisto de tentar controlar minhas circunstâncias e, ao invés disso,  as entrego nas poderosas mãos de Deus, ele invariavelmente e fielmente sopra novos ventos nas minhas velas; guiando-me ao caminho que Ele traçou. De fato, eu acredito que verdadeira mudança só acontece quando permito que Deus me mude primeiro. Eu não vou mentir: Não gosto disso. Nem um pouco. Mas quando olho para o meu passado, tenho que admitir que as minhas melhores jornadas foram aquelas as quais permiti que Ele me guiasse. Sem exceção. É um ato de confiança por vez. É menos fazer e mais ouvir. Menos se apressar e mais esperar. Só então podemos realmente encontrar o vento certo e assim sorrir, ao perceber que finalmente estamos navegando no rumo certo.

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” Provérbios 3:5-6

 

Subscribe To Our Newsletter!

Subscribe To Our Newsletter!

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!