Passsagem Biblica para Leitura:
Isaias 53
Versículos-chave:
” Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa
de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas
fomos curados.” (vs. 5-6 – NVI)
Lágrimas escorrem em meu rosto enquanto assisto o Filho de Deus, meu Salvador e Senhor pendurado na cruz depois de soltar seu ultimo suspiro . A multidão sedenta de sangue que estava até então gritando de emoção caiu em silêncio após o terremoto que assolou a terra. O único som que ouço é o grito desesperado de Maria, mãe de Jesus , interpretada por uma amiga na última apresentação da Paixão de Cristo de Atlanta. Seu grito desesperado penetrou minha alma e me senti transportada para o dia em que, pela primeira vez, eu entendi o que Cristo fez por mim.
Eu já assistí a Paixão de Cristo várias vezes, mas o efeito da cena da cruxificação nem sempre foi o mesmo. A realização do seu significado tem sido intensificada ao longo dos anos, a medida que conheço novas facetas da graça de Deus. Fico pasma. Sem palavras. Minha alma cai em silêncio, meu coração, partido. Uma canção que é popular nos Estados Unidos ressoa em minha alma: “Amor Maravilhoso, como pode ser? Que Tu, meu Rei, aceitaste morrer por mim ? ”
A Páscoa é o feriado favorito de minha alma.
Não me entendam mal: Eu amo o Natal! O Salvador nasceu . A luz do mundo veio: Emanuel – que significa “Deus conosco”. Sem contar o fato que tenho filhas pequenas, o que faz a temporada de Natal uma cheia de alegria e magia. São dias alegres, cheios de presentes, boa vontade e a presença de Deus para aqueles que realmente conhecem Jesus, a Razão para a celebração do Natal.
Depois vem a Páscoa. Minha fé é renovada no domingo de Páscoa . O clímax de tudo o que eu acredito é relembrado . A morte foi vencida, o trabalho do diabo não tem mais poder sobre mim. Cristo ressuscitou!
Eu reconheço, no entanto, que para muitas pessoas neste mundo , a Páscoa é apenas um dia no ano ( talvez de dois), onde eles realmente pensam em ir à igreja. Pastores de todo o mundo começar lembrando sua congregação com um mês de antecedência : “Fiquem prontos – a igreja vai estar cheia.”
Isso é muito triste : as mesmas pessoas que não compreendem plenamente o significado da Páscoa são os primeiros a correr para os bancos da igreja na manhã de Páscoa . Pior ainda, a maioria das pessoas que celebram a manhã de Páscoa , ainda rejeitam o Cordeiro que foi morto como sacrifício pelos seus pecados na Sexta-feira Santa.
Por isso, minha mensagem de hoje tem duas finalidades. Primeiro – a fornecer provas suficientes para aqueles que ainda não compreendem o “Por que” da cruz. O propósito desse devocional é desafiá-lo pela primeira vez (ou quem sabe, “mais uma vez”) com a pergunta: “Se tú morreste hoje, sabes para onde vais? Estás preparado para encarar o Deus Santo frente à frente?
Em segundo lugar – se você é um cristão, nascido de novo, meu propósito é reacender o fogo em seu coração para que você possa desfrutar o domingo de Páscoa esse ano de uma forma diferente – com nova alegria e gratidão pela obra redentora da cruz.
Por que Jesus teve que morrer?
A maioria das pessoas no mundo oriental ouviu dizer que Jesus é o Messias profetizado. Mais de 300 profecias foram cumpridas em Cristo, algumas delas proferidas 700 anos antes de seu nascimento por vàrios profetas do Velho Testamento.
De acordo com a Wikipedia , 76% dos norte-americanos se identificaram como cristãos , em 2008. No entanto, quando perguntado se eles “nasceram de novo”, apenas cerca de 41% da mesma população se compromete com o grupo. Isso significa que cerca de 35 % do mesmo grupo que se diz “cristão” nunca experimentaram a salvação e verdadeira redenção .
Infelizmente, por culpa de sua igreja local ou denominação, essas pessoas podem até ir à igreja uma vez por semana, mas muitos não são ensinados que a salvação é obtida somente através da obra da cruz, e que boas ações jamais poderão substituir o sacrifício de Cristo no Calvário. O que muitas pessoas não entendem é que, segundo a Palavra de Deus, religião e freqüência à igreja jamais darão admissão direta ao céu. É isso que pretendo ensinar neste devocional.
Começando do Princípio
Todo argumento produtivo deve ter um denominador comum. Sugiro que, para efeitos deste assunto, o nosso denominador comum será que a Bíblia é o Livro Sagrado , escrita por homens escolhidos e inspirados pelo próprio Deus. Vamos também concordar que a Bíblia é infalível e que não é contraditória. É a verdadeira Palavra de Deus. Se tú passaste 20 anos a estudando como eu, concordarás comigo. Se aceitares que a Biblia é Sagrada, então saiba que os argumentos abaixo não são minha opinião. São argumentos apresentados por Deus na Sua Palavra.
Com isso dito, a Bíblia diz em Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.”
Não há sequer um único homem (ou mulher) justo em todo o mundo ( Romanos 3:10 e Salmo 14:1-3 ). O pecado iniciou a rebelião contra Deus no Jardim do Éden , separando de Deus o primeiro homem e mulher e continuando separando cada um de nós da comunhão com Deus. Um Deus perfeito não pode ter um relacionamento com pecadores, portanto, a separação .
Ninguém pode negar que todos nós nascemos com uma natureza pecaminosa . Basta observar seu filhinho de 3 anos mentindo. Todos nós nascemos com a maldição do pecado e da morte que veio com a queda do homem. No entanto , nós também nascemos com um desejo intenso de estar de volta em comunhão com o nosso Criador . Alguém disse que há um “buraco” no coração do homem que é o tamanho exato de Deus, e que tentamos inutilmente preencher esse buraco com muitas coisas: bens , pessoas, diversão, boas obras. No entanto, até que nos rendemos a Deus através de Seu Filho, todas as tentativas para preencher esse buraco são em vão. Essa declaração foi muito verdadeira em minha vida. Meu ” vazio ” só terminou quando eu entreguei minha vida a Jesus.
O amor de Deus
Romanos 5:8 : “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”
A queda dos homens não mudou o amor de Deus . Ele ainda sonhava que nós, a coroa de Sua criação, pudessemos estar perto dEle, adorá-lo e caminhar a Seu lado. Mas porque o pecado entrou no mundo, essa relação foi cortada. Assim, Deus, desde antes da fundação do mundo, arquitetou Seu plano perfeito, com a intenção de reconciliar-se de novo com seus filhos.
O povo escolhido de Deus, Israel , foi repetidamente avisado por profetas como Isaías, Jeremias, Davi, Zacarias e por último por Malaquias da vinda do Messias. Seu nascimento foi profetizado em detalhes, da mesma forma com o Seu julgamento, morte e ressurreição. No capítulo 53 de Isaías, o profeta predisse o sofrimento e sacrifício vicário do Messias aproximadamente 750 anos antes de seu nascimento! A quantidade de profecias que se cumpriram na vida , morte e ressurreição de Cristo é estarrecedora! A probabilidade de um único homem realizar todas as profecias realizadas em Jesus é simplesmente impossível.
Jesus – o Cordeiro imaculado de Deus
” Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho;
e o Senhor fez cair sobre Ele (Cristo) a iniqüidade de todos nós.” Isaías 53:6
Durante os tempos do Velho Testamento, para que o povo de Deus pudessem manter comunhão com Ele, eles tinham que sacrificar um cordeiro macho perfeito na Páscoa para remissão de seus pecados. Todos os anos, no dia em que o povo de Deus celebrava a libertação da escravidão egípcia (Páscoa), o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos (onde a presença de Deus habitava) para apresentar um sacrifício pelos pecados do povo. O animal apresentado como o sacrifício tinha que ser um Cordeiro perfeito, imaculado, sem defeito algum. A cerimônia era elaborada e os detalhes tinham que ser seguidos cuidadosamente. O sangue não podia ser desperdiçado e tinha que ser aspergido sobre o altar. O sangue do animal perfeito e imaculado era assim aceito no lugar do sangue dos pecadores.
Mas o sistema sacrificial era limitado. O sacrifício tinha que ser repetido, uma vez que o pecado do povo continuava a quebrar a comunhão entre Deus e seu povo. Por isso Deus arquitetou um sacrifício perfeito – um que , de uma vez por todas, satisfaria a ira de Deus e unificaria a criação com o Criador para sempre. Jesus foi o Cordeiro perfeito profetizado . Ele viveu uma vida sem pecado, e voluntariamente foi à cruz para reconciliar o homem com o Pai .
” Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa
de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas
fomos curados.” (vs. 5-6 – NVI)
Orgulho
O que faz homens e mulheres não aceitar o sacrifício redentor de Cristo? Infelizmente, na maioria das vezes , o orgulho é o culpado. O mesmo orgulho que fez com que o próprio povo de Deus entregasse Jesus para ser cruxificado. Os fariseus tiveram a primeira oportunidade para saudar o “Senhor dos Céus”. Eles tinham o conhecimento das Escrituras de primeira mão! Eles conheciam as profecias, mas não os aceitaram como Ele veio . Ele desafiou o orgulho deles quando disse que expressões exteriores de fé não substituem a condição de nossos corações.
Isso parece familiar? Assim como no tempo de Jesus , hoje , homens e mulheres aplaudem as expressões exteriores de religião e “bondade” e rejeitam a expressão santa e verdadeiramente espiritual do amor de Deus: a Sua morte na cruz por nossos pecados.
É triste ver como a estrutura humana não mudou desde do tempo de Jesus. As pessoas podem argumentar por horas contra a revelação surpreendente e perfeitamente harmônica de profecias bíblicas, simplesmente por não aceitarem sua condição de pecadores . Muitos vão passar de uma religião para outra , mudar de igreja , em uma tentativa de justificar o seu comportamento e descartar a verdade de que eles realmente precisam de perdão.
Ele poderia ter chamado mil anjos
Disse-lhe Jesus: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão. 53 Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos? 54 Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma?” Mateus 26:52-54
Jesus não foi ferido pelos fariseus, nem sucumbiu aos Romanos porque Seus discípulos o disertaram. Não é verdade dizer que o orgulho do judeu, o desprezo do grego ou o poder do Romano crucificaram Jesus. Ele se entregou. Por vontade própria. Ele sabia por que ele tinha vindo. Ele veio para morrer. Essa foi a razão pricipal pela qual Ele viveu . Mas Ele não só morreu. Ele ressuscitou dos mortos , assim como Ele disse que aconteceria (Mateus 16:21), derrotando assim a morte para sempre. ” Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” 1 Co 15:55 . Ele não só ressuscitou, mas prometeu ressuscitar aqueles que colocam sua confiança nEle: “Disse-lhe Jesus : Eu sou a ressurreição e a vida : quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá ” . João 11:25
Você pode salvar a sí próprio?
Quão bom consegues ser? Por quanto tempo?
Esse é o problema. Nunca conseguiremos ser “bons o suficiente” para sermos aceitos por nossos próprio méritos por um Deus perfeito e santo. Nossos pecados nos fazem inimigos de Deus e não há nada que possamos fazer , não importa o quão duro tentemos, para ser salvos . Mas o Grande Juiz aceitou a fiança que Jesus pagou em teu lugar. Se tú aceitá-la , Ele te libertará . Pra sempre. Ele escreverá o teu nome no Livro da Vida do Cordeiro, e nunca te desertará : “Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão” João 10:28 . A salvação é um dom gratuito e eterno. Se isso não é verdade, então certamente Deus cometeu um erro terrível ao dar Seu Filho para morrer por nós.
Se você pudesse ganhar sua própria salvação o sacrifício de Jesus foi, então, um grande erro. Sabemos que isso não é possível, uma vez que nós concordamos no início de nosso argumento que a Bíblia é a verdadeira e infalível Palavra de Deus.
Portanto, meu amigo , a salvação é sua para receber, mas Deus não vai forçá-lo . Ele está batendo na porta do seu coração. Aposto que esta não é a primeira vez . Ele não entrará nele como um ladrão, sem ser convidado. Tú deves concidá-lo e abrir a porta. Jesus tem o dom da vida eterna em Suas mãos cicatrizadas pelos pregos da cruz. E Ele está oferecendo esse presente à ti hoje. Mas tú tens que estender a mão e aceitar – um presente não é presente a menos que tú o aceites.
É assim tão simples? É mesmo?
SIM!
Romanos 10:13 diz: ” todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo ! ”
Eu te dei informações suficientes para que fique claro por que a morte e ressurreição de Jesus foram a obra de resgate orquestrada de um Pai que anseia para te receber. Ele veio para o mundo inteiro , mas o mundo o rejeita todos os dias.
A questão é, tú vais rejeitá-lo ? Mais uma vez ? Ou vais fazer da próxima Páscoa um novo começo, assim como foi para os discípulos que viram o Senhor ressuscitado naquela primeira manhã de Páscoa. Minha oração é que tú aceites a Cristo como teu Salvador hoje e que no domingo de Páscoa, quando tú possas ir à igreja este ano, e assim possas, com alegria, juntar-te à multidão que canta: “Aleluia, Jesus está vivo ! A morte perdeu sua vitória, e a sepultura foi vencida! Jesus vive para sempre , Aleluia , Jesus está vivo ! ”
Como posso fazer isso?
Romanos 10:9-10 ” … Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos , serás salvo , pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação. ”
É assim simples. Tu tens que fazer uma oração que reconhece que Jesus é realmente Senhor, que acreditas que Deus o ressuscitou dentre os mortos, pedindo a Ele para perdoar os teus pecados, assim aceitando o Seu sacrifício por ti. Minha oração é que hoje seja o dia em que tu te entregarás. Venha a Cristo . Ele está batendo !
Apocalipse 3:20 a “Eis que estou à porta e bato , se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa … ”
Oração: “Senhor , eu creio que Jesus morreu na cruz para pagar a dívida do meu pecado por inteiro. Eu acredito que Ele ressuscitou dos mortos e está vivo hoje. Peço-Te , Senhor, para me salvar e perdoar os meus pecados , não com base em qualquer coisa que eu tenha feito, mas por causa do que Cristo fez por mim na cruz. Eu confio que vás me orientar e me ensinar os teus caminhos . Eu me entrego completamente a ti . Em Nome de Jesus, Amém ! “
Subscribe To Our Newsletter!
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.
You have Successfully Subscribed!
Thank you for subscribing!