Chave bíblica: “Tomai também o CAPACETE DA SALVAÇÃO e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6:17)
O inimigo a avistava de longe e estremecia com a visão. De todas as espadas que um soldado romano poderia usar, esta era a mais mortal. Na realidade, a “machaira” poderia medir até 48 centímetros, mas frequentemente era menor, semelhante a um punhal, sendo normalmente utilizada em combate corpo a corpo. Era afiada em ambos os lados das lâminas e a sua extremidade virava para cima, deixando a ponta da lâmina muito afiada e mortal. Depois de apunhalar seu inimigo e antes de retirar a lâmina, o soldado puxava a espada precisamente e a girava, puxando as entranhas do homem para fora à medida que a espada era removida. Uma cena nada agradável.
Feroz. Sem misericórdia. Mortal. Assim é a “machaira” para seus inimigos.
E esse foi o tipo de espada que Paulo imaginou quando ele se referiu à Palavra enquanto descrevia a armadura de Deus. A palavra grega “machaira”, descrevendo essa poderosa espada é mencionada diversas vezes no Novo Testamento, sempre se referindo à Palavra de Deus e ao julgamento que ela traz para o inimigo (Efésios 6:17; Hebreus 4:12; Apocalipse 1:16; 2:12), e também como um instrumento do furor de Deus (Apocalipse 2:16; 19:15).
Eu acabei de fazer uma “caça à Bíblia” pela minha casa para descobrir quantas “machairas” nós possuímos. Eu contei nove versões da Bíblia. Também temos um software de estudo bíblico, incluindo todas as traduções da Palavra de Deus, numerosos comentários e dicionários (armazenados em três computadores e em um tablet), assim como um software da You Version, o qual está baixado em meu smart phone e nos Ipods de nossas filhas. Pelo que me consta e de acordo com Paulo, os Holbrook estão totalmente armados e perigosos.
Mas, será que nós lembramos disso?
Em Efésios 6:10, o Espírito Santo nos lembra de quem é o nosso verdadeiro inimigo: não a nossa saúde, a economia, o Irã, a Rússia, a Coréia do Norte ou os políticos corruptos. Por mais tenebrosas que essas forças possam parecer, elas não são nada além de instrumentos usados por uma força maior, o príncipe desse mundo e seu exército: “Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra o príncipe das trevas deste século, conta as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais “; v. 12 (João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida – edição de 1995)
Eu receio que nós tenhamos a tendência de esquecer disso.
Eu tenho percebido que não muitos escritores cristãos falam sobre as grandes batalhas espirituais que nós enfrentamos todos os dias. Certamente nós, escritores, devemos escrever sobre a graça, o perdão, assim como encorajar nossos irmãos de fé a caminhar em pureza e amor. Eu amo escrever sobre todos esses temas.
Mas hoje eu gostaria de falar sobre Guerra.
Se você nasceu de novo, é cheio do Espírito Santo, salvo e a caminho do Paraíso, você está em guerra. E apesar de que nossa vitória final já foi alcançada por Cristo na cruz, nós estamos envolvidos em batalhas pelo nosso coração, mente e alma todos os dias. Os dias do inimigo estão contados e há tempos não via tamanho ataques a cristãos como tenho visto nos últimos tempos. Satanás está minando nossos esforços, trabalhando duro para enfraquecer a nossa fé, destruir nossas famílias e roubar a mente de nossos filhos. Isso sem mencionar as pesadas batalhas espirituais que o nosso país e o mundo estão enfrentando, à medida que assistimos relativismos morais e ataques contra judeus e cristãos crescendo a cada minuto.
Assim sendo, se, ao final de cada dia, nossas bíblias permanecem fechadas em nossas escrivaninhas ou mesas, nós nos tornamos tão vulneráveis quanto um soldado desarmado. Nós nos tornamos presa fácil para o inimigo. O próprio Jesus nos mostrou como batalhar contra o inimigo com eficácia quando Ele foi tentado por satanás no deserto. Por três vezes o inimigo tentou o Senhor. Por três vezes Jesus usou a “machaira” contra o inimigo. Usando versículos encontrados em Deuteronômio e nos Salmos, Jesus reprendeu o diabo com o poder da Palavra de Deus (Mateus 4:7-11)
Pratique, pratique, pratique!
Nós ouvimos esta palavra repetida por cada treinador, professor de música e mães e pais em todo lugar. Ninguém se torna mestre em coisa alguma sem muita prática.
O mesmo é verdade com relação a essa poderosa Arma que nós possuímos. Devemos ler a Palavra de Deus todos os dias. Devemos recitá-la quando sentimos que estamos sendo oprimidos pelo inimigo. Devemos ensinar a verdade da Palavra aos nossos filhos e encorajá-los a manter um diário, onde possam escrever o que o Senhor fala diretamente aos seus corações. A única maneira pela qual nós obteremos sucesso com a nossa Arma de guerra é se a estudarmos, decorando versículos, aprendendo assim como aplicá-la em nossas vidas.
Irresistível
Definição: ponderosa e convincente demais para ser resistida.
Sinônimos: incontrolável, irresistível, soberana, forte e irrepreensível.
Para o mundo, a Palavra de Deus pode até ser temporariamente resistível. Eu digo temporariamente porque nós sabemos que um dia “todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor”. Mas para as forças da escuridão, Sua Palavra sempre foi e será irrestível, avassaladora, esmagadora! Um cristão que conhece sua Bíblia e a usa a cada dia é perigoso para o inimigo, por isso ele os ataca ferozmente! No entanto, se usarmos as nossas bíblias da forma que Deus quer que as usemos, com autoridade e ousadia, nós poderemos repreender os ataques de satanás e descansar à sombra da proteção do Altíssimo (Salmo 91).
Assim como um soldado nunca vai para uma batalha sem sua espada, eu decidi há alguns anos que eu teria em mãos minha “machaira” todos os dias, aprendendo a usá-la pra encontrar vitória em cada desafio e batalha. Eu costumo colocar lembretes pela casa, que contêm versículos que me mantêm ancorada na verdade d’Ele. Eu escuto canções de louvor durante meus dias sombrios, assim preenchendo o ar com a verdade de Deus.
Quanto mais eu leio a Bíblia, a estudo e aplico sua verdade em minha vida, o mais mortal ela se torma contra a escuridão em minha volta.
Ela é o meu bem mais precioso. Minha Arma. Minha Proteção. Meu Roteiro de Vida.
Obrigada, Senhor, por tua Palavra.
Boa Noite vaso de DEUS!
Ja ouvi sobre a Machaira,e fiquei louco pra estudar sobre,mas vi algumas fotos na net,e nessas fotos,não consegui visualizar as características citadas acima.Gostaria muito de -se vc tiver- que vc me mandasse algumas fotos dela.
Desde já agradeço
Paz do Senhor!
Aqui esta, Henrique… Essa foto de uma Machaira no quarto/quinto seculo da era Crista: