Key Verse: “Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” 2 Coríntios 10:5
A localização de Corinto a transformou em um ponto crucial para as culturas do Leste e Oeste na época de Paulo. Localizada entre o Golfo de Coríntio (Mar Adriático) e o Golfo Sarônico (Mar Egeu), Corinto tornou-se um importante centro comercial e militar para o Império Romano. Era também um grande centro cultural no mundo Greco-Romano, sendo a sede dos Jogos Istímicos bianuais, que começaram em 581 B.C. no templo de Poseidon. Então, em 146 B.C., depois da revolta contra Roma, Corinto foi destruída e mais tarde reconstruída para tornar-se uma Colônia Romana, onde os soldados Romanos se aposentavam. Durante o reino Grego em Corinto, o templo de Afrodite erguia-se mais de 1880 pés acima do plano. Antes de ser destruído por um terremoto que assolou a cidade por volta de 150 anos antes da chegada de Paulo, mais de 1000 prostitutas eram parte dos cultos diários de fertilidade neste templo.
Um lugar cheio de escuridão espiritual.
Uma mistura de duas culturas imorais emaranharam a cidade onde uma das primeiras igrejas gentís foi plantada. No centro de tudo isso, uma das maiores sinagogas fora de Jerusalém acolhia um grande número de judeus. Muitos deles, novos crentes. De todas as cidades onde Paulo fundou as primeiras igrejas do Império Romano, Corinto foi o lugar onde ele encontrou oposição mais forte. A Igreja Corintiana era factícia, orgulhosa e rebelde, altamente influenciada pelos falsos pregadores Judeus e pela sensualidade rodeando a cidade pagã.
Uma sociedade afluente e imoral.
Cristãos lutando para manterem-se fiéis à Palavra de Deus enquanto vivendo rodeado de muita escuridão espiritual.
Líderes comprometendo as doutrinas de Cristo com o intento de servir seu orgulho e sensualidade.
Este cenário lhe parece familiar?
Apesar de Corinto não ser mais a cidade proeminente da antiguidade, seu espírito ainda está vivo e proeminente nos dias de hoje. E infelizmente, assim como aconteceu na antiguidade, este mesmo espírito continua espalhando suas mentiras dentro da igreja moderna.
De fato, muitos professores e pregadores hoje em dia estão comprometendo a verdade da Palavra de Deus, através da omissão de importantes doutrinas, ou enfatizando princípios de auto ajuda ao invés da Verdade.
Fico muito entristecida ao perceber que muitos Cristãos os seguem, aceitando cegamente suas meias verdades e enganações. Pior ainda, essa tendência de comprometimento de verdades Biblicas, assim como a teologias de auto gratificação, estão levando muitas pessoas que estão em busca da verdade diretamente ao inferno.
Seus ensinamentos aliviam as feridas, mas não as curam.
Eles agradam as multidões, mas não ao Pai.
É uma teologia muito perigosa e está se espalhando como fogo.
“Um pouco de fermento leveda toda a massa.” Gálatas 5:9
Comprometer a Palavra de Deus é uma das piores ameaças para um Cristão. Uma vez que começamos a interpretá-la para se encaixar em nossas visões pessoais, nós autorizamos Satanás a distorcer toda a verdade do Evangelho. Podemos ver isso acontecendo facilmente, pois certos professores ou pregadores começam por distorcer a verdade só um pouquinho, e acabam ignorando completamente doutrinas mais importantes, tal como salvação somente pela fé em Cristo e não através de obras.
A Igreja em Corinto estava enfrentando o mesmo perigo. Assim Paulo, em sua maneira cândida e profética pregar a Verdade, relembrou-os de quem estava por trás de todo comprometimento da Palavra e como lutar contra ele:
“Pois, embora vivamos como homens[b], não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” (Vs:3-5)
A primeira percepção é que a guerra contra a igreja é espiritual.
Satanás declarou guerra contra a humanidade no Jardim do Éden e lá mesmo ele prometeu dar fim ao plano da redenção. Ele falhou. Jesus completou o plano de Deus na cruz. Desde então, a mensagem de salvação tem resgatado milhões de pessoas através dos séculos. Satanás não tem poder para destruir a Palavra de Deus.
Se Satanás não consegue derrotar a mensagem da cruz, ele vai distorcê-la. Se ele não pode parar a proclamação do evangelho, ele nos ajudará a proclamar apenas verdade suficiente para acalmar a fome espiritual daqueles que ainda não aceitaram a Cristo como Salvador, misturada com um monte de mentiras para os manter longe o suficiente da verdade que leva a salvação. Ou, no caso daqueles que já são crentes, o plano dele é nos alimentar com mentiras o suficiente para nos manter vivendo em pecado, prevenindo-nos assim de receber o melhor de Deus para nossas vidas.
A segunda percepção é que nós possuímos a arma para lutar contra as mentiras de Satanás.
Nós temos a arma que pode “Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus.” (v.5)
Essa arma é a Palavra de Deus. Nós devemos lê-la. Estudá-la. Digeri-la.
Nós devemos iluminar tudo que o que ouvimos e lemos com a luz gerada pela Palavra.
Devemos avaliar cada pensamento e ação – Será que isso contradiz as Escrituras… ou as apoia?
Será que isso glorifica a Deus? Ou a homens?
Os céus estão escurecendo, meu amigo.
Satanás está se fortalecendo, em sua última tentativa de condenar o mundo à morte eterna… E render a igreja de Cristo incapacitada e fraca.
Tudo ao nosso redor está mudando.
Nós somos o sal da terra e a luz do mundo. Não podemos permitir que ele NOS mude.
Assim sendo, pegue sua Arma de guerra e a manuseie diariamente. Antes de você ouvir a mim… ou à qualquer evangelista eloquente por aí… ouça à Palavra.
Ouça a ho Logos. A Palavra que se fez carne para redimir você. A Palavra que está viva e falando com você com o mesmo poder que tinha há quase 2,000 anos atrás, quando os Corintianos abriram sua segunda carta de seu líder amado.
Ouça à Palavra.
Porque a batalha pela sua mente e pelas almas perdidas neste mundo está se enfurecendo.
E você deve levar todo pensamento cativo para poder vencê-la.
Subscribe To Our Newsletter!
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.
You have Successfully Subscribed!
Thank you for subscribing!