Passagem: João 21

Verso-Chave:

“Ele disse: “Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão”. Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes.” V.6

Eles tinham pescado a noite toda. À medida que as horas passavam, ambos foram ficando cansados e desencorajados. Eles tinham contas a pagar e bocas para alimentar. Ainda assim, nenhum único peixe havia sido capturado em suas redes. Ao amanhecer, um Estranho os chamou da praia: “Companheiros, vocês capturaram algum peixe?”. Seus corações desfaleceram quando admitiram a pescaria sem sucesso. “Lancem a rede do outro lado,” disse Ele. Assim que João percebeu que era o Senhor quem chamava, alegria tomou conta de seu coração. E os peixes inundaram suas redes.

Você notou que quando Jesus disse a seus discípulos desanimados que lançassem suas redes de novo, era no mesmo velho lugar onde eles não haviam capturado nada durante a noite inteira?

O mesmo parece acontecer conosco, quando nos encontramos no mesmo lugar estéril por um longo período de tempo.

Pode ser uma doença que perdura… Ou uma relação que está se deteriorando…

Pode ser um período longo de desemprego… Ou uma ferida emocional que não cura…

Se nós pudéssemos simplesmente partir para um  novo lugar quando nos encontramos desencorajados, lançar nossas redes novamente poderia ser uma coisa mais fácil de fazer! Se ao menos fosse uma pessoa diferente, ou algum lugar novo, ou algo diferente para fazer, talvez não seria tão difícil ter uma fé renovada e um novo encorajamento para continuar na “pescaria”.

Mas é a mesma velha rede que não pescou nada durante toda a noite… na mesma área vazia do mar.

Antigas tentações ainda não superadas… antigos relacionamentos ainda não remendados… velhas provações e vales, os quais encaramos ontem e no dia anterior, emergem de novo… e precisamos encará-los hoje. M.a.i.s. U.m.a. V.e.z.

Quando Jesus encontrou seus discípulos falhando em sua pescaria noturna,  Ele poderia ter dito a eles que pegassem suas redes e O acompanhassem para uma área nova do mar… uma área cheia de peixes!

Mas Ele não fez isso. Ao invés, Ele os orientou a obter o sucesso exatamente no mesmo lugar em que já estavam.

Eles poderiam ter discutido com Ele. Afinal de contas, eles eram pescadores profissionais! Eles conheciam o mar como ninguém. Eles poderiam ter dito: “Jesus, Você não entende – nós sabemos o que estamos fazendo.”

Ao invés disso, eles atravessaram suas redes, apenas 2 metros na largura de seu barco e as lançaram do outro lado. E, à medida que suas mãos exaustas obedeceram ao Mestre, a recompensa veio.

Você se sente desencorajado hoje, meu amigo?

É o mesmo barco, o mesmo lugar, a mesma técnica de pesca, repetindo-se e repetindo-se por meses, quem sabe anos?

Lembre-se: Se você está no centro da vontade do Senhor, caminhando em obediência a Ele, você está onde Deus quer que você esteja. As ciscunstâncias nas quais você se encontra podem ser desconfortáveis, e você pode estar pronto para mudar para um lugar melhor de pesca. Entretanto, a não ser que o Mestre lhe diga para sair de onde você está… Permaneça…

Ele está desenvolvendo frutos eternos em sua vida. Ele está te moldando, enquanto você lança repetidamente sua rede. Ele está o fortalecendo à medida que você confia Nele, mesmo quando você está cansado e exaurido.

No processo de espera pela Sua libertação e provisão, continue procurando pelo Estranho na praia. Permita que Suas mãos gentis aparem as arestas brutas de suas atitudes. Continue lendo Seu Manual de Instruções todos os dias. Continue clamando a Ele por sua libertação e paz. E por favor, não seja tímido! Conte-O exatamente como se sente neste lugar estéril e solitário.

Ele está ouvindo.

E quando você se sentir muito cansado para seguir em frente, lembre-se disto: é o próprio Mestre, o qual, após as suas falhas desanimadoras e cansativas, continua clamando:

“Tente novamente!”

 

Versos para meditação:

“Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 18 Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” 2 Coríntios 4:17-18

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” Isaías 41:10

 “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto.”Jeremias 17:7-8

Subscribe To Our Newsletter!

Subscribe To Our Newsletter!

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!