“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e o mais Ele fará”. Salmos 37:5
“Eu deveria ligar para ele”. “Eu perderei a oportunidade se eu não agir agora”. “É claro, conte comigo. Deixa que eu faço!”
Paciência não é algo que eu possua naturalmente. Somente com a ajuda do Espírito Santo eu sou capaz de esperar no Senhor. Sou a típica personalidade “tipo A” e então para mim é difícil ficar de expectadora, sem mover um dedo. Minha tendência é dizer “sim, conta comigo!” e me ocupar em fazer as coisas acontecerem em vez de esperar que Deus me mostre o que fazer.
No entanto, esta característica pode ser muito valiosa. Os “sanguíneos” são geralmente os “conquistadores” do mundo.
Barulhentos, borbulhantes, tagarelas, emocionais, verdadeiros extrovertidos sociais. Eles são Ronald Regan, Bill Clinton, Franklin Roosevelt e Pedro, o apóstolo, para citar somente alguns. Eles mudaram a história e impactaram o mundo com suas ideias, ousadia e muitas vezes com a falta de limite. No entanto, assim como geralmente acontece, o ponto forte de uma determinada personalidade também pode tornar-se sua maior fraqueza. Invariavelmente, por causa de sua necessidade honesta de terminar o que começaram, eles têm dificuldade em esperar. Especialmente de esperar em Deus.
Para o cristão, o problema por trás desse tipo de atitude é que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos. Seus pensamentos? Muito mais altos do que os nossos (Isaías 55:8). Ele não opera dentro do nosso conceito natural das coisas. Sua definição de sucesso certamente não corresponde com a do nosso mundo. Por isso, Ele (geralmente) age em um ritmo muito mais lento do que nós. E por certo, admito, às vezes, dolorosamente lento.
Isso porque o objetivo d’Ele não é nos fazer felizes. Muito menos é Ele o gênio da lâmpada, que vive para fazer com que os nossos sonhos se realizem. Ao contrário, Ele tem um plano definido para nossas vidas.
Com frequência, nós não estamos preparados para cumprir esse plano, a menos que Ele primeiro trabalhe em nossos corações e caráter. E a espera é, sem dúvida, uma das ferramentas que Ele usa. Para nos remodelar. Para nos redefinir. E, sem dúvida, para nos fortalecer para as tarefas que Ele tem para nós.
Tudo soa bem e faz sentido, mas exatamente como eu saberei quando me mover?
Eu creio que a melhor pergunta a ser feita é: exatamente quando eu saberei quando não me mover?
“Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”(Salmos 119:105)
O viajante cansado caminhava cuidadosamente pela estrada empoeirada. Era uma noite escura e sem estrelas. Ele olhou em volta, atento ao sons de criaturas que não podia ver. Em uma mão, uma sacola contendo uma mingua refeição e algumas moedas que pretendia gastar para alugar um quarto em uma cidade vizinha. Na outra mão, uma lâmpada. Ele a levantou, acima de sua cabeça, na esperança de iluminar os arredores. Ele abaixou a mão, desanimado. A lâmpada em sua mão iluminava apenas um pouco à frente. Apenas o suficiente para ver o seu próximo passo.
Esta ilustração representa o tipo de lâmpada que o salmista usou para descrever aquilo que precisamos para obedecer a Deus. Nos tempos do Antigo Testamento, os viajantes carregavam uma pequena lâmpada de óleo, cuja fraca luz apenas iluminava o suficiente para o viajante enxergar qual o próximo passo que ele poderia dar. Da mesma forma, a Palavra de Deus é a luz que não só afasta as trevas do pecado e do desespero, mas também nos orienta a respeito de qual caminho devemos seguir.
Não que eu não acredite que Deus ainda dá a seus filhos visões proféticas a respeito de Seu plano para as suas vidas. Eu certamente acredito que Ele o faça. No entanto, quando se trata de obedecer Sua voz e realizar Seu plano, Ele geralmente só dá instruções suficientes para darmos um passo de cada vez.
Se damos um passo, em obediência, e então esperamos por mais instruções, ou se optamos por correr para o futuro, desconsiderando a Sua voz … é uma questão de confiança.
Ao final das contas, a pergunta que todos nós devemos fazer é: eu posso confiar no meu Criador com relação ao meu futuro?
Ou eu acho que se eu não agir, e agir agora, vou perder algo?
Eu confio o suficiente para controlar todos os meus instintos e personalidade, submetendo tudo à voz de Deus antes de dar o próximo passo?
Ou largo a pequena lâmpada de óleo, correndo em direção da escuridão com a ânsia do ímpios?
Sua Palavra é uma lâmpada … portanto, devemos obedecer aos Seus princípios se quisermos viver vitoriosamente.
Sua Palavra é luz … portanto, devemos ouvir o Seu Espírito e obedecer-Lhe, sem duvidar, à espera por Suas instruções antes de avançar.
E quando nós nos sentirmos ansiosos para tomar uma decisão, devemos parar. A única resposta correta é: “Vou orar por direção.”
Se a pessoa, o projeto, ou o trabalho não pode esperar, tudo bem. Deus honrará a sua dependência Nele.
Ele promete paz para aqueles que O buscam.
E a paz é a resposta que você precisa.
Assim como a lâmpada, a Sua paz irá guiá-lo para o próximo passo. E o próximo. E o próximo. Se você entregar seus caminhos ao Senhor … E confiar Nele … Você não precisa se preocupar. A promessa é que o próprio Yahweh, O mesmo que deu vida às estrelas com uma palavra, vai agir em seu favor.
(Provérbios 3:5-6, Salmos 37:5; Lamentações 3:25; Salmos 130:5-6)
Um passo de obediência no tempo certo. Então pare. Olhe em volta. E espere que a Sua luz brilhe antes que você dê o próximo passo, mostrando-lhe a próxima coisa que você deve fazer.
Ou melhor ainda! Ele poderá lhe surpreender e fazer por você.
Versos para meditar:
“Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca”. Lamentações 3:25
“Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.Isaías 40:31
“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera”. Isaías 64:4
Subscribe To Our Newsletter!
Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.
You have Successfully Subscribed!
Thank you for subscribing!