Declare vida – Parte 1

“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” Provérbios 18:21

“Estou gorda.” “Não consigo um emprego.” “Não consigo fazer nada certo!” “Nunca vou quitar minhas dívidas.” “O Príncipe e perdeu a caminho do meu castelo.”

Eu frequentemente ouço comentários como estes vindos de fiéis Cristãos, e já fui culpada de fazer alguns destes comentários para mim mesma. Declarações venenosas que ocasionalmente falamos sem pensar melhor… Morte e derrota que declaramos para nossas próprias vidas sem querer…

Talvez seja porque crescemos ouvindo estas declarações e assim simplesmente continuamos a “tradição familiar” de se auto depreciar. Ou talvez deja por inseguranças e baixa auto estima. Ou pode ser simplesmente um mau hábito.

Semana passada eu escrevi sobre o poder da Palavra de Deus. Nós certamente não podemos esquecer o quão poderosa é Sua Palavra para destruir fortalezas e derrotar o inimigo em nossas vidas. Mas hoje gostaria de desafiar-nos a pensar em outra poderosa arma que possuímos: nossa língua. Este pequeno membro pode ser utilizado como uma ferramenta ímpar para nos ajudar a construir um futuro brilhante ou, quando usada negativamente, ela tem o poder de construir muralhas que nos separam do que de melhor Deus tem para nos dar.

“Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce.” Tiago 3:10-12

Várias mensagens e livros inteiros têm sido dedicados ao fato de que podemos destruir o futuro de uma criança com palavras que proferimos a elas. Ou ao fato de que casamentos poderiam ser recuperados se maridos e esposas fossem mais cuidadosos em segurar suas línguas. Mas e as bênçãos e maldições que declaramos em nossas próprias vidas com as palavras que usamos? Tiago nos ensina que nossas línguas têm o poder de alterar nossos destinos: Não podemos esperar colher figos se plantamos uvas. Assim como, não podemos colher bênçãos se nossas línguas proferem palavras de derrota em nossas vidas.

Em seu livro, Words Can Change Your Brain, os médicos Andrew Newberg. e Mark Robert Waldman, argumentam o fato de que palavras podem literalmente mudar seu cérebro. Eles escrevem: “uma simples palavra tem o poder de influenciar a expressão dos genes que regulam o stress físico e emocional.” “Mantendo uma [palavra] positiva e otimista em sua mente, você estimula a atividade no lobo frontal. Esta área inclui centros de linguagem específicos que se conectam diretamente ao córtex motor responsável por colocar você em ação. E como nossa pesquisa mostrou, o quanto mais você se concentra em palavras positivas, o mais você começa a afetar outras áreas do cérebro. Funções no lobo parietal começam a mudar, que mudam a sua auto percepção e das pessoas com as quais você interage. Uma auto imagem positiva vai influenciá-lo a ver o bem nos outros, assim como uma auto imagem negativa irá levá-lo à dúvida e suspeita. Ao longo do tempo, a estrutura do seu tálamo também irá mudar em resposta às suas palavras, pensamentos e sentimentos conscientes, e acreditamos que essas mudanças talâmicas afetarão a maneira que você percebe a realidade.”

Você não adora quando a ciência moderna confirma o que a Palavra de Deus declara há séculos? Na verdade, muito tempo antes de cientistas estarem aptos a medir o efeito das palavras e pensamentos nas nossas estruturas cerebrais, os mensageiros de Deus já haviam declarado o resultado das palavras negativas em nossas vidas.

 

Indo um pouco mais a fundo

Nós podemos falar o dia todo sobre o efeito das palavras negativas no lobo frontal de nossos cérebros ou os efeitos de expressões positivas nas nossas atividades cerebrais. Mas o fato que interessa é, você e eu sabemos que Deus está mais preocupado sobre as razões do por que podemos ser autodestrutivos em nossas palavras.

Se você perceber que anda dizendo as mesmas coisas negativas repetidamente, peça ao Espírito Santo que revele o que  realmente está acontecendo…

Será que é porque você não sente a imensidão do amor de Deus? Ou pode ser que você acredite nas mentiras de satanás, as quais você ouviu repetidamente quando criança? Poderia ser que você está conectando seus valores com atributos materiais ou físicos e se esquecendo de quem você realmente é em Cristo? Ou quem sabe você está seguindo os passos de auto depreciação e derrota de seus pais…

Seja qual for a razão, Deus será fiel em revelá-la para você. Mais importante ainda, Ele é fiel em ajudá-lo a superar essa tendênci, em Nome de Jesus! Escolha acreditar no que a Palavra de Deus diz sobre você:

Você é lindo(a). Aceitado(a). Amado(a).

Você é capaz. Vitorioso. Um Conquistador. Da realeza até!

Você tem o Rio da Vida correndo através de você. Deixe Sua Verdade sair de sua boca. Permita-se ser abençoado por ela.

E da próxima vez que você sentir-se tentado a declarar morte para sua vida, morda a sua língua. Ao invés, fale:

“Eu sou lindo(a).” “Deus jamais me abandonará.” “Tudo posso em Cristo.” “Deus me prospera.” “Não vejo a hora de encontrar meu príncipe (ou princesa J)!”

Escolha Declarar Vida!

 

Versos para Meditação:

“ Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.” João 7:38

“ Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2:9

“Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.  Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.” Salmo 139:14-15

“Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.” Jeremias 29:11

Subscribe To Our Newsletter!

Subscribe To Our Newsletter!

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!