hanging out with the wrong crowdVersículo-chave:

“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” 1 João 4:1

Diga-me com quem andas que direi quem és

Eu seria uma mulher rica, se ganhasse um dólar para cada vez que ouvi isto de minha mãe quando era adolescente.

Minha mãe estava certa. Assim como um bom amigo pode ajudar-nos a tomar sábias decisões, companhias fúteis ou negativas podem nos levar abaixo e nos impedir de caminhar sabiamente ao lado de Deus.

Geralmente imaginamos esta “turma errada” como pessoas viciadas em drogas ou imorais, mas nem sempre é o caso. Infelizmente, estas más influências nem sempre são tão evidentes. A “turma errada” pode ser membros de nossas famílias e amigos de infância. Eles podem sentar no banco ao nosso lado durante o culto e frequentar os mesmos estudos bíblicos. Muitas vezes são pessoas que conhecemos há muito tempo, e assim sendo, fica difícil de nos separarmos deles. Entretanto, devido às suas atitudes e escolhas na vida, eles podem ser uma grande parte da razão pela qual não recebemos o melhor que Deus tem reservado em nossas vidas.

Há muitas características em um amigo que podem nos indicar que ele ou ela é uma má influência. Hoje eu gostaria de focar em uma dessas características, que geralmente passa despercebida aos nossos olhos:

O Pessimista

“e, na presença de seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: “O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas?Tobias, o amonita, que estava ao seu lado, completou: “Pois que construam! Basta que uma raposa suba lá, para que esse muro de pedras desabe!” Neemias 4: 2-3 (NVI)

De todas más companhias, pessoas negativas estão provavelmente entre aquelas que podem causar o maior mal.

Neemias foi incumbido da tarefa de reconstruir a muralha de Jerusalém. Neemias sabia que não seria fácil. Ele foi designado por Deus para esse desafio e começou recrutando as pessoas corretas, alocando-as em posições estratégicas para reconstruir a muralha que deveria guardar a cidade então desprotegida.

Como lemos no primeiro e segundo capítulos de Neemias, a tarefa desafiadora de reconstruir a muralha ia se estruturando  à medida que cada pessoa se dedicava à sua parte do projeto, em uma linda lição de organização e engenharia. O plano estava funcionando perfeitamente. Mas, quando chegamos ao capítulo 4, encontramos Sanballat e Tobias o Amonita, fervorosamente tentando desencorajar Neemias e seus trabalhadores para que não finalizassem a tarefa dada por Deus. O texto não menciona, mas parece que Neemias conhecia estes homens muito bem. Eles tentaram tudo que puderam para distrair ele e seus homens. “A muralha é fraca!” “Vocês são fracos!” “Vai levar muito tempo!” “Quem vocês pensam que são?”. Eles continuaram criticando, contrariando o desejo dos judeus de realizar o plano de Deus de reconstrução da muralha.

Em retrospectiva, eu olho pro meu passado, e posso recordar situação após situação quando certas pessoas tentaram me desencorajar a fazer o que deveria ser feito, ou obedecer a direção de Deus para minha vida. Se eu tivesse dado ouvidos aos contraditores ao longo do caminho, eu não teria casado com meu marido… nem tampouco atravessado um continente e me mudado para um país estrangeiro. Se tivesse dado ouvidos a eles, teria desistido deste ministério logo após o primeiro devocional. Se eu tivesse dado ouvido aos contraditores, eu não teria dito “sim” a Deus para tantas coisas que não faziam sentido no início; mas que eu sabia que eram parte de Seu plano para minha vida. Da mesma forma, se Neemias e seus trabalhadores tivessem dado ouvido aos contraditores, eles teriam acreditado em suas mentiras, parando o trabalho e por consequencia não completando a tarefa Divina.

Portanto lhe pergunto: Deus lhe deu uma visão? Mesmo que pareça impossível e tenha algumas pessoas na sua vida lhe chamando de louco por tentar realizá-la – faça como Neemias e seus trabalhadores fizeram – continue trabalhando até que você atinja seu objetivo. E se seus “amigos” cheios de boa intenção dizem que deves  descer de sua muralha para banquetear com eles, lembre-se das palavras de Neemias para Sanballat e Tobias quando ele respondeu ao seu convite para festar:

“Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês?” Nehemias 6:3 (NVI)

Se você está fazendo o que Deus lhe pediu pra fazer, seja lá o que for que esteja fazendo – Não desça do teu muro! Deixe os contraditores de lado. Mesmo que seu árduo trabalho pareça render poucos frutos, NÃO DESISTA!

Leve adiante o que Deus lhe orienta a fazer, meu amigo. Siga Suas direções, passo a passo. Não confie em seu próprio entendimento ou à sua percepção das coisas. Deus está trabalhando, mesmo quando não percebemos.

Você está fazendo um grande trabalho. Então não pare de construir a sua muralha!

 

Versos para meditação:

 

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Provérbios 3:5-6

 

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8:31

 

“Em Deus, cuja palavra eu lovo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo.” Salmos 56:4

Subscribe To Our Newsletter!

Subscribe To Our Newsletter!

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!