“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.(Salmo 23:4)
Aconteceu no domingo em que todas as igrejas da América começaram a celebrar a semana de Ação de Graças. Eu tive uma oportunidade de primeira mão para testemunhar atitudes de ação de graças de duas altitudes opostas: O vale e o topo da montanha.
Eu estava caminhando em direção à sala do coral quando eu a vi. Ela tinha o seu sorriso usual no rosto, mas seus olhos estavam brilhando com uma alegria renovada. Eu apressei-me na direção dela, ansiosa para saber das novidades. Minha amiga recebeu uma proposta de emprego na semana anterior. Mas, espere! Não somente um emprego. Ela recebeu a oferta do tipo de emprego sobre o qual ela vinha orando, exatamente nas condições em que ela havia orado, e dentro de um período de tempo muito pequeno. À medida que ela me contava os detalhes, lágrimas de gratidão começaram a rolar na minha face.
Que maravilhoso é o Deus a quem servimos! Ele não somente respondeu nossas orações, Ele o fez de uma maneira que não se pode negar que aquele emprego veio de Seu inesgotável banco de bençãos.
Um pouco mais tarde no mesmo dia, enquanto eu esperava o ensaio de minhas filhas começar, uma outra amiga minha avistou-me no corredor. Enquanto nos cumprimentávamos, eu perguntei sobre sua filha que está enfrentando circunstâncias muito difíceis. Ela é uma bailarina profissional e está enfrentando a possibilidade de não poder dançar… pelo menos não por algum tempo. O futuro profissional dela parece profundamente abalado. Ainda assim, minha amiga compartilhou como Deus tem trabalhado na vida de sua filha durante esse vale. Sua estória me encheu de alegria.
Nós nos abraçamos e nos despedimos, gratas pela promessa que temos em Cristo: Que Ele trabalha todas as coisas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.
(Romanos 8:28)
Quando eu acordei no dia seguinte, eu comecei a meditar sobre a experiência de cada uma das minhas amigas. Dar graças seria naturalmente fácil para minha primeira amiga. E extremamente difícil para a segunda. E ainda, ambas descobriram o segredo de um coração grato: que ambos, o topo da montanha e o vale são dados (ou permitidos) pelo mesmo Deus amoroso, onipotente, e misericordioso.
Lições de Ação de Graças do vale:
É difícil focar na bondade de Deus quando nuvens escuras pairam sobre nossas vidas. Não é fácil manter-se focado Nele quando nossa saúde está falindo…ou a morte alcança nossa família…ou nossas finanças estão em colapso. Todavia, eu estou digitando essas palavras com a certeza de uma pessoa que já enfrentou muitos desafios. Alguns dos quais eu ainda estou enfrentando. O que eu tenho aprendido é que a principal lição em cada vale não é que o vale é necessariamente uma experiência passageira e sim que, não importa o quanto ele dure – o que importa é que nós não esqueçamos que não estamos sozinhos no vale. Nosso Pastor está conosco!
Oh, que nós possamos compreender de todo nosso coração e alma o poder desta verdade: que a lição do vale da sobra da morte não é uma mensagem de desespero, mas sim de ação de graças!
“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias”. V.6 (ênfase minha)
De fato, é come se Davi estivesse falando em alta voz para você e para mim: “O seu caminho está escuro? Eu sei que você não pode ver, mas o Pastor está segurando a sua mão. Você não vai tropeçar e cair. Agradeça a Ele por Sua proteção no vale.”
Você está cansado, exausto? Ele está pronto para guiar você a águas mansas e pastos verdejantes onde você irá experienciar a presença do Pai (v.2). Abra sua Bíblia no livro dos Salmos. Medite sobre Sua fidelidade, bondade e eterna misericórdia. Agradeça a Ele pelo Seu descanso no vale. E, finalmente, lembre-se disso: o vale não é um vale sem montanhas ao seu redor. Há um topo de montanha logo depois do vale e a sua jornada o levará até ele. Na realidade, em breve você estará no topo da montanha sem perceber.
De fato, a jornada torna-se mais íngreme e mais tempestuosa a medida que você está próximo de conquistar uma montanha. À medida que você escala, Deus está lhe ensinando a tornar-se mais diligente e confiante no poder d’Ele. Ele está fortalecendo seus músculos de fé.
Como minha querida amiga que conseguiu o emprego de seus sonhos me disse naquele domingo: “Eu nunca tinha experienciado a presença de Deus do modo como eu experienciei nesses últimos meses”. Ela continuou O louvando quando nao tinha vontade. Ela confiou na promessa de que Ele estava com ela mesmo quando Ele parecia não estar. Ela confiou na Palavra de Deus… e não em seus sentimentos. À medida que a escalada tornava-se mais difícil, mais íngreme, ela continuou segurando na Sua vara e no Seu cajado, buscando conforto (v. 4). Sua fé está mais forte agora do que nunca. Seu júbilo, mais profundo. Seu amor pelo Salvador, mais doce. Tudo isso porque ela escolheu confiar!
O topo da montanha é uma promessa. O vale, um solo Santo de ensinamento. À medida que caminhamos através dos vales da morte, da solidão, da dor ou dos estresses financeiros, vamos confiar em cada lição que o Mestre tem para nós! E vamos confiar na promessa de que Ele está caminhando a nossa frente, abrindo o caminho que nos levará ao topo da montanha.
Isso é o que é a verdadeira e inabalável Ação de Graças.
Reflexões:
- Há dias no vale, quando nós podemos sentir as mãos do oleiro moldando nosso caráter, aparando as arestas rudes que não pertencem ao caráter dos filhos de Deus….e isso dói. Escolha agradecer a Ele. Ele está equipando você, te preparando para alcançar o propósito d’Ele para a sua vida.
- Há dias em que o silêncio d’Ele nos faz querer tomar as rédias em nossas próprias mãos…dói esperar! Escolha confiar em Deus e não confie em seu próprio entendimento (Provérbios 3:5). Não é porque Deus está em silêncio que ele não está trabalhando a seu favor. Lembre-se: Confiar em Deus é uma escolha, e não um sentimento!
Versículos para meditação:
“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5:18)
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”
(Jeremias 29:11)
“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera”. (Isaías 64:4)
Deus e inabalavel e reconhece todos o caminhos obrigado por esta postagem edificante