ele-manda-chuvaSe vocês andarem nos meus estatutos, e guardarem os meus mandamentos, e os cumprirem, eu lhes darei chuva na estação certa, para que a terra e as árvores do campo produzam os seus frutos. Na verdade, sua trilha vai durar por você até à vindima, e a vindima vai durar até o tempo da semeadura. (Levíticos 26:3-5)

A terra era vasta, e ainda assim, aparentemente desolada. De certa forma, era um deserto, e o povo sabia que, ao contrário dos egípcios que tinham o Nilo fértil para irrigar suas colheitas, Israel era exclusivamente dependente da estação das chuvas para possibilitar colheitas abundantes.

Quando eu visitei Israel há muitos anos atrás, lembro-me de ouvir o guia turístico descrevendo a abundância da sua colheita. Eu nunca havia experimentado frutas e verduras tão frescas antes. Na verdade, aquele pequeno pedaço de terra fornece alguns dos mais belos produtos agrícolas do mundo.

Eu acho especialmente interessante que de todos os lugares do planeta, Deus viesse a escolher para sua Nação uma terra que dependesse completamente da chuva para produzir colheitas bem-sucedidas.

No entanto, na realidade, o Santo Deus de Israel provou mais uma vez  conhecer o coração de Seu povo.

Se Ele tivesse escolhido o Egito como a Terra Prometida, o povo teria dependido de sua própria habilidade para canalizar as águas do Nilo até as suas plantações. A chuva não seria, necessariamente, imprescindível a cada ano. No entanto, o sucesso de qualquer estação de colheita em Israel não dependeria de seus rios.

Seu solo fértil teria que depender completamente das estações de chuva.

Na verdade, enquanto eu escrevo esse devocional, os agricultores de toda a Palestina antecipam as chuvas precoces que caem entre outubro e dezembro para prepararem o terreno para receber a semente, pois as últimas chuvas só virão em março e abril, um pouco antes da colheita.

Da mesma forma, em todas Escrituras, os profetas nos lembram da dependência de Israel em Deus por causa dessas chuvas que trariam a provisão necessária. (Deuteronômio 11:14; Jeremias 5:24; Joel 2:23; Oséias 6:23; Tiago 5:7)

EM CADA ESCRITURA, DEUS NOS LEMBRA QUE É ELE QUEM “FAZ CAIR A CHUVA”.  NA ESTAÇÃO CERTA.

Parte da Aliança de Yahweh diz que Ele seria, para sempre, o Provedor das Chuvas. Porém, a recompensa para cada ano de Israel dependeria de três coisas:

                                    Da fidelidade de Israel;

                                    Da chuva misericordiosa de Yahweh;

                                    De Seu tempo perfeito.

Se Ele enviasse a chuva um mês antes, o solo não estaria pronto. Se enviasse chuva um mês mais tarde, as colheitas não sobreviveriam.

É tudo uma questão do tempo certo… o qual a nossa visão limitada nunca compreenderá.

Pois os meus pensamentos não são os seus pensamentos, nem os seus caminhos os meus caminhos,” diz o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a Terra, então os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos do que os seus pensamentos.  (Isaías 55:8,9)

Eu não sei se acontece o mesmo com você, mas quanto mais perto eu caminho do Senhor, mais eu vejo a mesma história repetida na minha vida.

Sempre parece haver um tempo de semeadura, um tempo de espera pela chuva e um tempo para, vê-la fielmente cair do céu.

Às vezes parece que a chuva nunca virá.

Nós olhamos para os céus carregados com densas nuvens de água e nos perguntamos: Será que alguma vez a chuva vai cair sobre mim?

NO ENTANTO, ELA SEMPRE CAI.

Durante esse tempo difícil de espera, nós certamente experimentamos ansiedade e medo. Nós questionamos e até nos rebelamos.

Eu já assisti as minhas colheitas diminuírem, e a esperança desmaiar dentro de mim.

Só existe uma coisa que eu nunca, nunca, NUNCA experimentei:

Yahweh nunca falhou.

Caro(a) amigo(a), você pode estar passando por um momento de ansiedade agora, enquanto espera que a chuva de outubro caia sobre a sua terra seca e carente.

Pode ser que você esteja segurando às “últimas uvas da sua colheita.” (v.5)

Se você se sente assim hoje…

Se você está esperando a cura chegar… ou que o filho pródigo volte para casa…

Se você está esperando por aquela oferta de emprego… ou por alento para o seu coração partido…

Se você está numa estação de espera que a chuva caia e fertilize a sua terra e, até mesmo, se parece que Deus está quase atrasado, eu estou aqui para testemunhar sobre uma vida que tem sidoi testada e provada por mais de 20 anos de caminhada com Jesus:

Na estação certa… na estação certa, Ele MANDARÁ a chuva.

Espera, alma cansada, espere!

Espera pacientemente na Graça do Senhor, pela chuva que cairá.

Obedeça à Sua voz e caminhe retamente diante d’Ele.

Na verdade, esse é o seu único trabalho.

Essa é a semente que você planta no chão: a sua adoração e obediência sacrificial.

A chuva é d’Ele e somente Ele pode fazer chover.

Então, olhe para o Alto, levante suas mãos em adoração, e grite para as nuvens acima de você:

O meu Deus nunca mudará.

Ele é fiel para sempre, e está prestes a derramar as gotas de chuva sobre a minha terra estéril.

Meu Deus nunca mudará. Ele mandará pingos de chuva sobre a minha terra seca.

 

Subscribe To Our Newsletter!

Subscribe To Our Newsletter!

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!